Roger Shepard

Roger Shepard nasceu em 30 de janeiro de 1929 em Palo Alto (Califórnia). Ele se formou na Universidade de Stanford em 1951, em obteve seu Ph.D. na Universidade de Yale em 1955. Psicólogo e cientista conhecido por seu trabalho em escalonamento multidimensional, o uso de modelos espaciais para mostrar semelhanças e diferenças entre os dados.
A partir de 1958, ele havia trabalhou no Telephone Laboratories Bell, onde ele era um membro da equipe técnica, então diretor foi nomeado de departamento e lecionou na Universidade de Stanford (1968-1996; posteriormente, professor emérito). Ele também analisou o fenômeno da "rotação mental," uma forma de transformação da imagem. Ele recebeu a Medalha Nacional de Ciência em 1995.
Sua maior contribuição para o campo de ilusões de ótica originais, ambiguidades e outras anomalias com um comentário sobre o jogo da mente na percepção e na arte", que incluiu algumas características dos exemplos apresentados aqui, alguns dos quais já se tornaram clássicos.
Aqui estão alguns exemplos de figuras impossíveis de Shepard. O elefante, é talvez o mais conhecido. Outra grande contribuição de Roger Shepard é a "ilusão das mesas": os tampos das mesas não parecem iguais, mas são absolutamente idênticos!