Octavio Ocampo

Octavio Ocampo um pintor e escultor nascido em 28 de fevereiro de 1943, no México. Excêntrico Octavio se difere pela suas obras sempre apresentarem duas faces numa mesma tela, ao mesmo tempo em que ele apresenta uma paisagem, uma cena cotidiana ou figura espiritual, podemos identificar facilmente um rosto de outra figura importante sobre o quadro.
Ele nasceu em Celaya, Guanajuato em 28 de fevereiro de 1943, ele estudou na escola de pintura e escultura (La Esmeralda) Belas Artes (1961-1965) e o San Francisco Art Institute de San Francisco, Califórnia (1972-1974). Ele fez o cenário de mais de 120 filmes norte-americanos e mexicanos, bem como projetos para inúmeras peças.
Suas obras misturam características renascentistas, enaltecendo figuras humanas desde a evolução do homem, as cavalgadas de Dom Quixote, o rosto sereno de uma moça, o cotidiano de camponeses, dondocas da corte, da genialidade de Albert Einstein, até figuras religiosas como Shiva (Deus indiano), Ganesha (Deus elefante), Buda (Sidarta Gautama) e Jesus Cristo, seja no seu nascimento até a sua crucificação. Outros rostos famosos em suas pinturas são Einstein, Don Quixote e John Lennon, marilyn monroe, atores e políticos famosos.
O segredo está no contraste das cores e sombreamentos simetricamente posicionados sugerindo assim um 'pretexto' para inserir outra arte sobre a arte já pronta.
As belas imagens de Ocampo, nos fazem pensar: Será uma ilusão ou uma obra de arte? Acredito que pode ser as duas coisas, sem sombras de dúvidas: 'Uma Mulher de Fibra' onde folhas e lírios compões com perfeição e graciosidade o rosto de uma mulher ou 'Êxtase dos Lírios', que parece ser tanto o rosto de uma mulher como um buquê de flores ao mesmo tempo.