Giuseppe Arcimboldo

Giuseppe Arcimboldo nasceu em Milão em 1527, filho de Biagio, um pintor que fez o trabalho para o escritório da Fabbrica do Duomo. Arcimboldo foi contratado para fazer projetos da janela de vitral que começam em 1549, incluindo as Histórias de Santa Catarina de Alexandria vitrage no Duomo. Em 1556, ele trabalhou com Giuseppe Meda em afrescos para a Catedral de Monza. Em 1558, ele desenhou os quadrinhos para uma grande tapeçaria da Dormição da Virgem Maria, que ainda paira na Catedral como hoje.
Em 1562 ele se tornou retratista do tribunal para Fernando I na corte dos Habsburgos, em Viena, e, mais tarde, a Maximiliano II e seu filho Rudolf II na corte em Praga. Ele também foi o decorador da corte e figurinista. Rei Augusto da Saxónia, que visitou Viena em 1570 e 1573, viu a obra de Arcimboldo e encomendou uma cópia de seu "As Quatro Estações", que incorpora seus próprios símbolos monárquicos.
Trabalho convencional de Arcimboldo, em assuntos religiosos tradicionais, caiu no esquecimento, mas seus retratos de cabeças humanas composta de legumes, frutas e raízes de árvores, foram muito admirado por seus contemporâneos e continuam a ser uma fonte de fascínio. Críticos de arte debate se essas pinturas foram caprichoso ou o produto de uma mente perturbada. A maioria dos estudiosos sustentam a visão, no entanto, que, dado o fascínio da Renascença com enigmas, quebra-cabeças, eo bizarro (ver, por exemplo, as cabeças grotescas de Leonardo da Vinci, um companheiro Milanese), Arcimboldo, longe de ser mentalmente desequilibrada, servidos ao gosto de sua época.
Arcimboldo morreu em Milão, à qual ele se aposentou depois de deixar o serviço de Habsburgo. Foi durante esta última fase de sua carreira que ele produziu o retrato composto de Rudolph II, bem como o seu auto-retrato como o Four Seasons. Seus contemporâneos italianos honrou com poesia e manuscritos celebrando sua ilustre carreira.
Quando o exército sueco invadiu Praga, em 1648, durante a Guerra dos Trinta Anos, muitas das pinturas de Arcimboldo foram retiradas da coleção de Rudolf II. Suas obras podem ser encontradas no Kunsthistorisches Museum de Viena e de Habsburgo Schloss Ambras em Innsbruck, o Louvre, em Paris, bem como vários museus na Suécia. Na Itália, o seu trabalho está em Cremona, Brescia, e da Galeria Uffizi, em Florença. O Wadsworth Atheneum em Hartford, Connecticut, o Denver Art Museum, em Denver, Colorado, a Fundação Menil em Houston, Texas, e do Museu Candie em Guernsey também próprias pinturas por Archimboldo.
Os trabalhos bizarros de Arcimboldo, especialmente suas imagens múltiplas, foram redescobertas no início do século 20 por artistas surrealistas como Salvador Dali. A exposição "O Efeito Arcimboldo" no Palazzo Grassi, em Veneza (1987) incluiu inúmeras pinturas "significado duplo".