Cinetismo

A explicação Cinética é o ramo da física que trata da ação das forças na mudança de movimento dos corpos. A palavra tem origem no grego kinétós, que significa móvel ou o que pode ser movido. O cinetismo rompe com a condição estática da pintura, apresentando a obra como um objeto móvel, que não apenas traduz ou representa o movimento, mas está em movimento. Estas ilusões parecem estar vivas, girando, respirando, espumando, vibrando... Elas fazem com que os nossos olhos enviem mensagens ao nosso cérebro, fazendo-nos questionar o que realmente estamos olhando e o que está se movendo. Mais uma grande demonstração que o cérebro é bem susceptível a bugs.
Ao longo do tempo é possível localizá-lo em artigos, manifestos e revistas da década de 40, sabendo que a preocupação com o movimento nas artes é muito mais antiga, e remonta, aos animais representados nas paredes das cavernas. O termo ‘cinético’ foi incorporado ao vocabulário artístico em 1955, por ocasião de uma grande exposição – “Le Mouvement” - na parisiense Galerie Denise René, com obras de artistas de diferentes gerações.
O cinetismo rompe com a condição estática da pintura, apresentando a obra como um objeto móvel, que não apenas traduz ou representa o movimento, mas está em movimento.
Por meio de efeitos visuais, é possível fazer com que uma tela, nos de a impressão de movimento. Um exemplo de arte cinética é a arte óptica, os artistas para dar a impressão de movimento, utilizavam formas geométricas que se repetiam em cores contrastantes e com luminosidades diferentes, características mais notáveis nesse estilo artístico.
É uma evolução matemática da arte abstrata usando a repetição de formas simples e coloridas com hábil uso de luzes e sombras. As cores criam efeitos vibrantes e de profundidade e criam uma confusão entre fundo e primeiro plano. O resultado é o de um espaço tridimensional que se move, ainda que o movimento não seja real, o efeito é de total dinamismo, vibração, altos e baixos, formas que emergem e mergulham. Em suma: Ilusão de Ótica.

Atenção: todas as imagens abaixo são estáticas, não são gifs animados apesar de seus olhos indicarem o contrário.