Animações 2D

Surpreendente! Animação ilusão óptica 2d. Podemos criar imagens animadas com uma folha de papel ofício e uma folha transparente. De início riscos sem muito sentido, que ganham toda uma engenharia funcional em movimentos.
Bolas, dinossauros, engrenagens e até beija-flor ganham vida ao passar um papel pelo outro. Muito impressionante e dá para você fazer em casa. As folhas separadas não fazem sentido nenhum, mas ao fazermos o procedimento de ir e voltar deslizando a folha transparente com barras pretas por cima de uma imagem enigmática cria-se o efeito animado. A ilusão acontece e vira realidade aos nossos olhos, enganando nosso cérebro, ganhando vida.
Para explicar como essas ilusões funcionam, você precisa imaginar que as imagens são feitas de linhas. Quando ele é movido, ele vai saltar para as próximas linhas, mostrando uma imagem diferente, preenchendo o desenho.
O projeto apresentado é inspirado na técnica "Scanimation". O termo Scanimation é derivado de 'scanimate' - um sistema de animação por computador analógico desenvolvido a partir do final dos anos 1960 para o início de 1980. É uma técnica de animação com o qual se pode criar a ilusão de movimento em papel comum. Envolve como dissemos duas camadas - uma imagem de fundo, geralmente uma silhueta preto e branco em uma folha de papel, onde são desenhados os "frames" da animação (que podem variar no nível de número, dependendo da ação que se quer elaborar), e uma folha transparente com barras pretas, chamados scanlines, que vão ser o elo condutor da animação. A imagem parece ser borrada ou irregular no início, mas quando a folha transparente com as scanlines é colocado em cima da imagem e a folha movida horizontalmente através da imagem de fundo, algo mágico acontece. Eles eram copiados por uma espécie de Scanner. Os Desenhos eram passados para uma tela. Logo após, o operador ajustava no computador de edição os movimentos, e animações. Depois eles modificavam as cores e davam os últimos efeitos. A imagem de repente começava a mover. A velocidade da animação é determinada pelo movimento do papel transparente sobre a folha onde se encontra os vários desenhos da composição. Esta técnica consiste sobretudo numa ilusão óptica, criada de forma astuciosa, que faz com que o espectador visualize algo que à partida não está presente na composição inicial, enganando assim o seu sistema visual.
Aqui está como você pode fazer seu próprio Scanimation em casa. Imprima em uma folha de transparência jato de tinta tamanho A4 para retroprojetor a tela A, B, C ou D e em uma folha de oficio branca o desenho que desejar.
Para imprimir em transparências você precisa ter certeza de que as configurações da sua impressora estão corretas para evitar perdas. Clique em "Imprimir" para o arquivo e, em seguida, clique em "preferências" botão para alterar as configurações. Altere as configurações de papel para "transparência" ou "papel fotográfico", dependendo de suas configurações da impressora. Em seguida, clique em "OK" para iniciar o trabalho de impressão.
Geralmente é uma boa ideia remover qualquer papel da bandeja ou usar a bandeja de alimentação separada para os trabalhos de impressões especiais. Tente imprimir apenas uma transparência por vez, para evitar erros e minimizar os custos. Você vai ter que tomar alguns cuidados, imprimir do lado certo da lâmina, na própria folha já vem instruções do lado correto para receber a tinta. Depois é deixar secando um tempão se não borra tudo.


:: Atenção: Para que o resultado seja satisfatório a tela tem que ser do mesmo box da imagem escolhida, mesmo tamanho. Veja o vídeo explicativo "Como fazer" e os quatros vídeos das animações.


Escolha a imagem abaixo e click sobre a mesma para fazer download individual ou click na seta para baixar todas imagens...

BOX 01      

BOX 02      

BOX 03      

BOX 04